terça-feira, 18 de setembro de 2012

BERLIN 2


Olá.
Hoje foi o dia da caminhada. Não sei não, mas uns 12, 15 km foram, mas muito proveitosos. Começamos por atravessar a Avenida 17 Junho, que corta o Parque Tiergarten. No meio do caminho encontramos a Coluna da Vitória, com uma história bacana, dos prussianos. Estava num local e foi transferido definitivamente para esse no século passado. Subimos os 285 degraus de sua torre e contemplamos uma vista ampla da cidade.
No final da avenida encontra-se o Portão de Brandenburgo, principal ponto histórico, quem sabe, de Berlin, e local preferido dos turistas. Vou evitar falar da história, porque é de conhecimento de todos e poderia, também, errar em algum dado importante; o que não dá para deixar de falar é o fato de ser indiscritível a sensação de estar vivendo aqueles momentos da queda do muro de Berlin. Acompanhei pela televisão à época, e agora estava ali, pertinho de tudo. A organização é excelente, e em vários pontos existem fotos e relatos importantes.
Perto dali visitamos o Bundestag, principalmente a sua cúpula, de vidro e espelhos. Sensacional!!! O prédio, histórico, é claro, mantém apenas a fachada antiga, pois internamente foi todo remodelado e modernizado, sendo que a cúpula é ecologicamente correta, mantendo a refrigeração e a claridade do local. Uma obra superior de engenharia. Lá do alto também é possível apreciar a vista da cidade, e durante a subida até o alto, escutamos toda a história do parlamento alemão através de um fone de ouvido, tudo sem custo algum, e em qualquer lingua, inclusive o português. A tecnologia permite que o fone seja acionado enquanto você faz o percurso, e ele sabe onde você está, indicando corretamente os pontos históricos e/ou turísticos do entorno. Perfeito!
Dali seguimos rumo leste na "Alemanha Oriental", e chegamos até a Catedral. Estava aberta para visitas, porém por "singelos" sete euros. Já percorremos muitas igrejas por aí, e é difícil entender essa cobrança. Não entramos. Mas ela é bonita sim, acredito que dentro deve ser fantástico, com muitas obras de arte.
Passamos por alguns museus, mas não dá para ver todos, então não vimos quase nenhum. Esse tipo de passeio tem que ser específico para essa atividade, o que não é nosso caso agora.
Seguimos mais e chegamos até a base da Torre 360graus. Não subimos até o mirante, acho que já fui muito nas alturas no dia, pra mim foi muito já.
Encontramos um bicicletaria na volta, e paramos para ver se encontrávamos uma peça para o conjunto do alforje da Carmo, e conseguimos, com a ajuda de uma brasileira, natural  do Ceará, e que mora há muito tempo na Alemanha, a Otília, que estava fazendo algum reparo em sua bicicleta elétrica; segundo ela problemas no seu joelho a impedem de pedalar mais forte nas convencionais. Ficamos de retornar no dia seguinte para buscar a peça.
Retornamos ao Hostel  Leipziger Strabe, e depois passamos pela Kurfurstenstrabe, que no início é a verdadeira zona do meritrício, com as meninas (?) trabalhando quase sem roupa, e no final vira chique do "úrtimo", com lojas importantes de departamento e bancos, muito perto do Zoológico e do Aquário da cidade.
Amanhã deveremos montar as bikes pela manhã, e fazer um ciclo passeio pela cidade, passando principalmente pelos restos do muro de Berlin, e outros pontos importantes.
A nossa "lua de mel" está uma "maravilha": A Carmo com sete homens e uma mulher no seu quarto, e eu com uma mulher e seis marmanjos no meu... A noite promete.
Abraços




Coluna da Vitória

Casal passeando no parque Tiergarten

Bundestag, o Parlamento


Cúpula do Bundestag, literalmente

Bicicleta para 5 (imaginem a bagunça)

Transporte alternativo para turistas...


Sergio no Portal de Brandenburgo

Carmo na Catedral de Berlin


"Negócios da familia..."


6 comentários:

  1. Boas as fotos! Que produtos a tua loja está vendendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem café chocolate e algumas guloseimas alemãs. Tem bebida, principalmente cerveja, kkkk

      Excluir
  2. Ah! Quanto ao transporte alternativo de turistas, vimos muitos lá na Itália. É muita folga! Enquanto dura a bateria!

    ResponderExcluir
  3. Olha!! lojinha de comestíveis e cerva.... precisa de um atendente?? como pouco (bebo +) e sou bilingue... salario pode ser em cerveja mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá contratada Sandra, é só embarcar. Só não tenho Quilmes aqui, serve uma Berliner Pilsen geladinha? A Carmo está se acabando com ela...

      Excluir
    2. Ela vai beber todo o estoque.... ta loko hein!

      Excluir