sábado, 8 de novembro de 2014

SÉRIE: Curitiba e Região Metropolitana - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS



Há mais de 15 anos tenho realizado passeios de bicicleta pela região metropolitana de Curitiba, de bicicleta, seja sozinho, acompanhado de alguns ou de muitos; em passeios aleatórios ou orientados, com apoio, já percorri praticamente todas as estradas rurais do entorno. Os municípios vizinhos de São José dos Pinhais, Campo Largo, Pinhais, Araucária, Colombo e Almirante Tamandaré foram os mais procurados, mas as jornadas às vezes vão pouco mais longe, para Balsa Nova, Palmeira, Tijucas do Sul, Lapa, Campina Grande do Sul, Bocaiuva do Sul, Quatro Barras, Cerro Azul,etc.

A verdade é que valorizo bastante a região onde moro. E gosto muito. Tenho publicado aqui no blog diversos passeios feitos fora da nossa área, mas agora chegou a vez de falar e mostrar um pouco do que tem nos arredores. A colonização italiana, ucraniana, alemã e tantas outras, tornaram nossa região metropolitana muito rica, não somente em cultivo de hortaliças e outros alimentos (chamado "cinturão verde"), mas em cultura também, aquele que formou nosso povo. Atrás dessa cultura, histórias, paisagens belíssimas é que vou durante essas pedaladas. Vou começar a série com São José dos Pinhais.

Lembro de muito tempo atrás, em que sobrevoando de avião a região de São José dos Pinhais (o Aeroporto Internacional Afonso Pena fica nessa cidade), em viagem, vi muitas estradinhas de chão no entorno, e pensava: - Nossa! Quanta estradinha legal para pedalar. Quero e vou conhecê-las um dia. Por que não fiz isto antes? Não demorou muito fiz minhas primeiras incursões pelo interior do município vizinho, ainda nos anos noventa. Papanduva da Serra (onde fica o bar "Último Gole"), Borda do Campo de São Sebastião, Rota do Vinho, Avencal, Malhada, Murici, Gamelas, Mergulhão e tantas outras colônias; represa Guaricana, bairro São Marcos, Faxinal Campestre, Colônia Marcelino e Colônia Cotia. Colônia Zacarias. Nossa! São muitos os locais...

Para se chegar até lá são várias rotas. Pode-se fazer o básico, ou seja, pegar a avenida das Torres, em linha reta, e chegar à entrada do vizinho município, e dali para suas Colônias. Também temos a opção da avenida Mal. Floriano, que também segue em linha reta, paralela a outra, sendo que ambas formam, na região de divisa, lindos parques, aproveitando as águas do rio Iguaçu, que nasce um pouco antes, e ali começa a se definir, principalmente quando se junta às águas (?) do rio Belém. Depois, majestoso, o rio desaguá no rio Paraná, formando alguns quilômetros antes um dos maiores espetáculos da natureza: Cataratas do Iguaçu.

Outro trajeto interessante é pela BR 277, estrada que liga a capital ao litoral. Na altura da avenida Rui Barbosa, à direita, já adentramos na parte urbana da cidade. Mais à frente, na mesma rodovia, podemos seguir a Borda do Campo de São Sebastião, Papanduva da Serra, e as famosas Colônias Mergulhão e Murici, da Rota do Vinho.

Interessante também é "mergulhar" em SJP pela zona sul de Curitiba, através do bairro Umbará e estrada do Ganchinho. Atravessa o rio iguaçu e já se chega lá. Dali para um passeio maravilhoso, é um pulo. Tudo isso fica muito perto do centro de Curitiba; e de fácil acesso.


























































































4 comentários:

  1. Serjão,nosso G.O.,não mede esforços para nos proporcionar momentos inesquecíveis nestes pedais pela nossa linda região. Obrigado Amigão!

    ResponderExcluir
  2. Grande Donato. Valeu pelas palavras de carinho. Realmente gosto muito de proporcionar esses momentos com todos. Brigadúuu. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio...este é o nosso "Quintal de Casa" ... parabéns e obrigado por tudo que tem nos proporcionado.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Heron! Que a nossa amizade e parceria dure a vida toda, e possamos pedalar por aí muito tempo, ao mesmo tempo em que proporcionamos passeios lindos para nossos amigos. Grande abraço.

    ResponderExcluir