terça-feira, 25 de novembro de 2014

SÉRIE: Curitiba e Região Metropolitana - ARAUCÁRIA




ARAUCÁRIA


Cidade que leva no nome o grande símbolo do Paraná: a "araucária angustifolia", que é uma árvore da família dos pinheiros (conífera), e sua semente, o pinhão, é muito apreciado em toda a região sul do país. Na natureza, a gralha azul, uma ave linda, leva no bico o pinhão e vai fazer a plantação; enterra a semente para comer em outra oportunidade, mas esquece o lugar e a semente germina; outro pássaro, o papagaio-de-peito-roxo também faz a função.

Infelizmente essa árvore é considerada em extinção, mas ainda é possível observá-la na região de Curitiba, tornando a paisagem ainda mais bela, e um dos motivos que me leva a percorrer de bicicleta suas estradinhas de chão. Principalmente o "Caminhos do Guajuvira", uma rota criada pelo município de Araucária, para atrair o chamado turismo rural. Guajuvira é uma de suas principais colônias, formada por imigrantes poloneses. Há plantação de flores, cultivo de chá preto, produção de vinhos e queijos. Na vila, não dá para deixar de conhecer o Comercial Iguaçu, que fica entre a linha do trem e o rio Iguaçu. trata-se de um armazém com mais de cinquenta anos de tradição, onde se encontra uma gama de especiarias típicas polonesas e utensílios de toda natureza. O Horto Municipal é outra atração, além da igreja do Senhor Bom Jesus, no centro.

Para se chegar a um dos municípios mais ricos do estado do Paraná, é muito fácil, pois faz divisa com a capital, pela região sul. Pode-se chegar pela BR 476; pela continuação da avenida João Bettega em Curitiba até o Portal Polonês, na avenida das Araucárias, daquele município; pela PR 410, partindo de Campo Largo; por estradas rurais de Balsa Nova, Contenda e Fazenda Rio Grande, ou também por estradas rurais de Campo Largo, a partir da BR 277, sentido interior do estado.

É possível passar por diversas pequenas colônias rurais, como Roça Nova, Roça Velha, Camundá, Formigueiro, Rio Abaixinho, Campestre, Faxinal do Tanque, Melado, Mato Dentro, Onças, Espigão Alto, Rio Verde Acima, Rio Verde Abaixo e Colônia Cristina, e tantas outras.

Em Araucária, desde os anos 70, instalaram-se diversas empresas, inclusive a REPAR, refinaria de petróleo, tornando a cidade o segundo maior polo industrial do estado do Paraná. Sua população está acima dos 130.000 habitantes e foi formada por luso-brasileiros, índios e negros e também por imigrantes poloneses, russos, alemães, japoneses, entre outros. Atualmente brasileiros de todos os cantos, inclusive do nordeste, se instalaram na região, reforçando a mão de obra na ampliação da refinaria.

E é pra lá que eu vou de bicicleta de vez em quando, há anos, curtir seus cantos e encantos; convido minha mulher e os amigos para percorrer as estradas de chão, e eles aceitam passar por algum perrengue na sequencia de subidas e descidas do terreno não muito plano da região rural de Araucária, e que pode ser constatado pelas fotos de passeios mais recentes, que seguem abaixo.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário