quinta-feira, 24 de abril de 2014

ARACAJÚ A NATAL

ARACAJÚ A NATAL – 23/04 a 08/05/2014

ARACAJÚ

Começando mais uma aventura de bicicleta no Nordeste do Brasil. Resolvemos desta vez voltar aos estados do Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde estivemos em março de 2006, quando percorremos desde Salvador, na Bahia, até Fortaleza, no Ceará. O compadre Rubens nos acompanha nesta empreitada.

Passamos a tarde e o começo da noite no aeroporto de Guarulhos, à espera de nosso voo para Aracajú, que antes sairia às 21h40, mas foi remanejado para 22h45. Resultado: chegamos na madrugada desta quarta-feira, à 01h30. Susto ao não ver a bicicleta da Carmo apontar com os carregadores. O funcionário da companhia logo avisou que viria no próximo avião e eles a entregariam em nosso hotel. Foi uma deixa para não montar as bicicletas ali mesmo no aeroporto, como havíamos combinado; pegamos um táxi grande que conseguiu abrigar as duas bicicletas (três não daria...) e o resto da bagagem.

Dormimos pouco, pois queríamos aproveitar para rodar pela acolhedora cidade. Tomamos um belo café e logo fomos montar nossas bicicletas, já que felizmente cumpriram a promessa e a bike da Carmo estava da portaria. Calor matinal incrível; suamos para realizar a tarefa. Passeamos a pé pela areia da praia de Atalaia, chegamos ao farol e embarcamos num ônibus até o centro antigo da capital sergipana, às margens do rio Sergipe.

Percorremos os principais pontos, como o Palácio do Governo, casa muito antiga e linda, o Palácio Ignácio Barbosa, que foi sede de governo do Estado e residência oficial do governador de Sergipe, e hoje é museu; a Igreja Catedral de Nossa Senhora da Conceição; a Rua do Turista, onde almoçamos muito bem, e a preço módico, com direito a música pop ao vivo com Willames Eduardo, excelente cantor local de quem comprei um CD (autografado); outros prédios antigos e o Mercado Público, que fica numa edificação muito bonita. Demos uma volta pelo Shopping Riomar, o primeiro da cidade (hoje tem outro) e voltamos para o Hotel, na praia da Atalaia.


Aracajú, que conta hoje com mais de seiscentos mil habitantes, é uma cidade que foi planejada. Na verdade a segunda capital planejada no Brasil (a primeira foi Teresina). Originou-se da visinha e histórica São Cristóvão. Vários motivos levaram à mudança da capital do Estado, principalmente a facilidade com a saída para o mar.

Deu tempo de curtir um pouco da piscina do Hotel, onde encontramos dois casais de gaúchos, com quem batemos um bom papo, e depois comer alguns petiscos na Passarela do Caranguejo, local famoso na cidade. Ficamos felizes por ver muita gente pedalando, inclusive em grupos, como o nosso Pedal Noturno Curitiba. Agora é dormir cedo para  partir o quanto antes pela manhã, rumo norte, onde deveremos dormir à beira do Velho Chico, o rio São Francisco, perto de sua foz. 
























2 comentários:

  1. Bom dia pessoal. Eu aqui de castigo mas não da nada.Mas minha vontade era outra. Mas vou ficar acompanhando a aventura de vocês. Bom passeio e muitas pedaladas e muitos perrengues. Divirtam-se. Abraço Neimar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Neimar, Sua companhia é sempre muito boa, vc sabe; não vai faltar oportunidade para fazermos umas viagens por aí. Obrigado. Abraços.

      Excluir