sábado, 29 de dezembro de 2012

QUARTO DIA - Alto Vale do Itajaí

QUARTO DIA – 29/12/2012

118,67 Km. Bom hein? Este foi o total do dia. Dia esse que amanheceu bem mais fresco que os outros; céu nublado, sem vento, sem chuva; perfeito para pedalar. Tudo tranquilo; logo saímos de Ibirama e encontramos a BR 470. Quando estávamos perto de Ascurra, furou o pneu traseiro da bicicleta da Carmo.

Até aí tudo bem, porque é só verificar o estrago e trocar a câmara. A primeira resposta veio com um pedacinho pequeno, porém cortante caco de vidro; agora, a segunda, foi um pouco mais trabalhosa. O “pouca prática” aqui, trouxe câmaras 1.95 e não 1.50. Tá certo, dá para usar. Quando fui encher um pouco, uma delas, minha bomba não conseguia encaixar direito. Peguei a câmara furada, e esta enchia fácil. Resultado: tive que remendar a furada, resultando em mais tempo de parada. Mas também isso não atrapalhou em nada o resto do passeio do dia.

Logo que partimos do local do reparo, uma caminhonete passou buzinando para nós, e vimos que era o Carlos, que nos recebeu em Barra da Prata, e sua família, que se dirigia para Blumenau. Em seguida, já em Ascurra, resolvemos parar para calibrar o pneu e almoçar, pois já eram 11h30. Pois não é que a caminhonete estava parada lá, e a família do Carlos estava almoçando também. Eles voltarão para Barra da Prata passar o ano lá, longe do tumulto dos grandes centros. Abraços para essa família simpática, e que os sonhos se realizem.

Entramos em Indaial, cruzamos toda a cidade, que estava “fantasma”, e seguimos por dentro, à margem direita do rio Itajaí-açú. Logo cruzamos também pela encantadora Blumenau. Mais 10 km e chegamos a Gaspar.

Lembram daquele horário: 16h00? Pois é, a nossa amiga chuva resolveu aparecer pontualmente; primeiro com pequenos pingos, já na saída de Blumenau, e depois, com muitos pingos, e fortes; era chuva “molhada” mesmo. Felizmente sem raios e trovoadas, pelo menos, e até refrescou nossa pedalada até Brusque, aonde chegamos por volta das 17h40. A poucas quadras do final, a chuva, como mágica, cessou. Como uns “pintos molhados”, tivemos que primeiro limpar nossas bicicletas, alforjes e parte das vestimentas, para podermos entrar no Hotel.

Realmente foi um dia bem tranquilo. Bacana percorrer o rio Itajaí-açú, ver algumas de suas corredeiras, e a bela paisagem do entorno do vale. Esse rio ganha um volume grande até chegar a Itajaí, porque é derivado de diversos rios vale acima. Os principais são o Itajaí do Norte, do Sul e o Itajaí do Oeste, que se encontram ali em Ibirama, mas são muitos os rios que os formam, como o Dollmann, o Da. Emma, Ricardo, Bruno, Scharlach, Selin, Hercílio, entre tantos. É uma região de diversas nascentes, com cachoeiras maravilhosas. Muitos dos rios são ótimos para o rafting. Para os amantes dos passeios de bicicleta, a região do Alto Vale é especial, pois são diversas estradinhas, que margeiam esses principais rios, passam por lindas serras, como a da Abelha, e proporcionam momentos de lazer inesquecíveis.

Deixando Ibirama

Ídem

BR 470 e o rio Itajaí-açú

Grande movimento em direção às praias