sábado, 13 de setembro de 2014

LENÇÓIS MARANHENSES

LENÇÓIS MARANHENSES

BARREIRINHAS

03 de setembro de 2014


Imaginem uma área que compreende 70 km de comprimento, na sua parte mais longa, à beira de praias desertas, e 25 km de largura, na sua parte maior. Nem sei quantos quilômetros quadrados isso representa, mas conheço muito das belezas que lá estão: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (criado em 1981). Em linha reta, pouco mais de 100 km de São Luís; por estradas chega-se lá por Paulino Neves, "onde começam os Lençóis...", a 150 km, ou Barreirinhas, cidade maior, a 250 km.

Cenário de rara beleza, os Lençóis compreendem uma infinita série de dunas móveis de areia branca suave, que represam a água da chuva entre elas, formando lindas lagoas cristalinas, de cor geralmente esverdeada, e algumas em tom azul. Lembram imagens de deserto africano, porém com oásis de água e algum verde de vez em quando, de restinga. Percorrer a pé a região é fantástico; poder presenciar o por do sol, então... deslumbrante! 

Tiramos esse dia justamente para visitá-lo a partir de Barreirinhas, negociando um frete em um carro Toyota 4x4, comum para esse transporte, e praticamente único veículo com condições de atravessar as barreiras (sem trocadilho) que a estrada impõe, consistente em muita areia fofa e trechos alagados em certas épocas do ano. A média é de R$ 50,00 por pessoa. 



A manutenção das águas nas lagoas depende exclusivamente da quantidade de chuva na época chamada de "inverno" (janeiro a julho), e secam rapidamente, em poucos meses (agosto a dezembro), caso o volume tenha sido baixo. O sol se encarrega de secá-las. Na região de Barreirinhas existe lagoa perene, como a Lagoa dos Peixes, que jamais seca, e inclusive abriga uma boa quantidade de pequenos peixes, e é muito visitada pelos turistas, porque é garantia de um banho refrescante em qualquer época do ano. A Lagoa Bonita e Lagoa Azul são as mais visitadas. Confesso que vi a Lagoa Azul com águas de cor esverdeadas... Este ano estavam com um bom volume de água.


O carro Toyota, em forma de "pau de arara", percorre a trilha até os Lençóis num percurso de aproximadamente 10 km, mas primeiro deve-se atravessar o rio Preguiças com uma balsa. Os assentos quase sempre são de madeira e sacolejam tanto que já chegamos cansados às dunas (rs). Isso também faz parte da aventura...

Escolhemos a parte da tarde para fazer a visita, pois teríamos a certeza de encontro marcado com o por do sol, imprescindível de se presenciar quando se vai até lá. Parece uma cerimônia especial quando o final da tarde chega, e todos deixam as lagoas em volta para se dirigirem a uma duna, que fica próxima ao estacionamento dos carros. Silêncio e esplendor quando o astro maior se esconde aos poucos no horizonte.
 











Caminhamos bastante por entre as dunas, tomamos banho nas lagoas, inclusive na dos "Peixes", e também, é claro, curtimos o por do sol. Dia para ficar na lembrança de todos. Eu já estive outras vezes, mas a cada visita fica registrada uma emoção diferente. Percebi na expressão daqueles que pela primeira vez visitam os Lençóis, como o Nascimento, o Fábio, o Wendell e o Juliano, que valeu à pena convidá-los para nossa aventura. Pareciam crianças rolando nas dunas até caírem nas águas da lagoa. Não teve pedalada nesse dia; mas e daí... 
 

 

 








 



 

2 comentários:

  1. Sergio,

    Muito obrigado pelos momentos maravilhosos que você nos proporcionou com esta bela viagem. Não tenho palavras para agradecer tudo o que senti e vivi nesses 18 dias, e também toda a atenção, cuidado e respeito dedicado ao grupo por você. Esta foi com certeza uma das viagens mais marcantes da minha vida. Saímos de Curitiba como colegas e retornamos como bons amigos com ótimas histórias pra contar. Tenho certeza que jamais teria feito uma viagem dessa se não houvesse um líder com seu conhecimento. Agradeço eternamente ao casal mais querido e aventureiro que já conheci. O meu MUITO OBRIGADO de coração!!!

    Wendell

    ResponderExcluir
  2. Poxa Wendell, fiquei muito emocionado com suas palavras. Faço tudo isso com muito gosto mesmo, mas receber esse reconhecimento é fantástico!!! Valeu!!! Abração... e até a próxima, hehe

    ResponderExcluir