segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ROTA DAS EMOÇÕES - Delta do Parnaíba

DELTA DO PARNAÍBA
09/09/2013 – segunda-feira

Já havia acertado de Curitiba, um barco para atravessar o Delta do Parnaíba, com a empresa Moraes & Britto, de Parnaíba. Às 07h30 nos dirigimos até a empresa, perto da ponte sobre o rio Igaraçú, no centro histórico da cidade. Dali, de bicicleta, fomos até o Porto do Tatú para o embarque, a 13 km.

No porto encontramos com nosso barqueiro, e começamos a colocação das bicicletas na parte superior do barquinho. Acomodados demos início a outra aventura do nosso passeio. Seriam mais de seis horas embarcado, passando por diversas ilhas (são mais de 80 no delta), igarapés, mangues; água doce e água salgada. O barco foi comandado pelo Julio e o Márcio servia como ajudante e guia turístico. O Márcio demonstrou grande conhecimento da região.

Com as informações prestadas pelo Márcio, soubemos que o Delta do  Parnaíba é o terceiro maior do mundo e o primeiro das Américas. É formado por seus principais rios: o Igaraçú, Parnaíba, Cajú, Melancieiras e Tutóia. Aliás, Tutóia é o nome da cidade, já no Maranhão, do nosso destino. O Delta fica entre os estados do Piauí e Maranhão, e sua maior porção está no Maranhão.

No caminho paramos numa das ilhas, em uma parte em que existem grandes dunas, e fomos brincar um pouco. A vista da região é maravilhosa. A mata ciliar nas ilhas é muito densa, cujas árvores possuem grandes raízes aéreas.

Ficamos sabendo também, que uma dessas ilhas habitadas, perdeu sua população há anos atrás, e o motivo foi a falta de água potável, que ficou salobra. A ilha das Canárias possui cinco povoados. A do Cajú é outra importante. Toda a região é de preservação ambiental, fiscalizada pelo Ibama.

Apesar do cansaço, chegamos a Tutóia no meio da tarde, felizes por mais este momento e deslumbrados pela beleza do Delta. Pela programação, deveríamos seguir até Paulino Neves para pernoite, mas devido ao horário e a possibilidade de fazer pequenos reparos em algumas das nossas bicicletas, preferimos ficar por ali mesmo. Isto foi importante, pois houve dificuldade em conseguir um raio para a bike do Maurício. Novamente foi bem atendido por um mecânico de uma das lojas, e tudo se resolveu.

A cidade de Tutóia fica à margem do rio do mesmo nome, e possui lindas praias, com acesso por ruas pavimentadas. Serve como centro fornecedor para diversos povoados da região. Infelizmente observamos condições precárias de armazenagem de peixes, porém descobrimos que é o costume local; eles possuem refrigeração e tudo o mais, porém gostam de saborear o peixe preservado no sal. Os açougues não possuem frigoríficos, e as carnes de gado ficam expostas para comercialização.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário