quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ROTA DAS EMOÇÕES - Humberto de Campos a Icatú

HUMBERTO DE CAMPOS – ICATÚ

14/09/2013 – sábado


Voltamos para aquela estradinha de 18 km, até o cruzamento com a estrada principal. Pelo menos o vento estava a favor. Tudo correu muito bem, apenas o calor “pegava” um pouco. Eu sofri um pouco com a desidratação, pois aquela lasanha e tudo o mais que comi no dia anterior, voltou em função do enjoo que senti antes de dormir.

Parte do grupo que estava um pouco mais disposta seguiu mais à frente. Eu, a Carmo, o Heron e o Neimar ficamos mais distantes. Avisei o local de parada para o almoço: Restaurante e Pousada Pedra Grande. Local com boa comida e um rio refrescante que passa na propriedade. Mais 68 km.

Comemos bem, bebemos bem, descansamos bem, tomamos banho de rio bem, etc... Hora de fazer os últimos 13 km, para no dia seguinte “atacar” São Luis. Chegamos a Icatú, à beira da baía de São José, perto das 16h00. Fizemos contatos para conseguir uma biana (nome dado aos pequenos barcos de pesca da região), para atravessar no dia seguinte até São José de Ribamar, já na ilha da capital do Maranhão. Não logrei êxito. Já havia instalado todos num pequeno e simples Hotel da cidade (praticamente o único), e fiquei apenas com o Heron esperando por notícias.

Icatú é mais uma de tantas cidades sem saneamento básico da região. O esgoto escorre a céu aberto. Urubús fazem parte do cenário, contrastando com os lindos guarás (aves avermelhadas que comem caranguejo dessa cor), que todas as manhãs fazem revoada para se alimentar durante o dia, e de noite retornam a uma ilha vizinha para pernoitar. É difícil entender esse descaso..,

À noite, na praça, fomos fazer um lanche. Reconheci um senhor que estava no pequeno porto de pescadores, e fui conversar com ele. Prontamente fez contato com o Mano, seu primo, que se prontificou a fazer a travessia. Ele me confessou, mais tarde, que iria deixar de participar de uma “pelada” por nossa causa. Eu disse que ele perdeu a “pelada”, mas ganhou amigos. Fui dormir mais tranquilo com a notícia.


Lembrei que no lanche, uma senhora ofereceu lasanha. Não é que eu comi de novo; não me fez mal não. Estava tão boa quanto à da Da. Terezinha; eu é que não estava bem no dia anterior. Aliás, cada dia um tinha uma pequena indisposição. No geral, todos passaram bem, sem grandes problemas de saúde.

















Um comentário:


  1. maravilhoso quem nao gostaria de passeio tao lindo

    que deus abençoe voces e continuem aproveitando

    Neide mae do Neimar

    ResponderExcluir